sábado, 20 de agosto de 2016

Canadá

Nessa viagem estamos com 4 pés na estrada!

O pretexto foi um congresso em Toronto e aproveitamos para passear por umas cidadezinhas simpáticas do Canadá.
Um voo direto para o Canadá é sempre uma boa ideia e ainda aproveitamos as milhagens para pagar apenas uma pequena diferença pelo voo da Air Canada.
Voo tranquilo, mas gentileza não foi o forte da tripulação! Avião barulhento para completar!
Chegamos muito cedo e aproveitamos que estaríamos sem hotel até o meio da tarde e fomos de carro para Niagara Falls e Niagara on the Lake.
Esse passeio vale super a pena, fica apenas há uma hora e meia de Toronto, por estradas ótimas.
Fomos sem GPS, porque ainda não tínhamos o chip do Canadá, mas conseguimos achar o caminho com a ajuda de um pré-histórico mapa de papel. Recomendo o GPS, porque a saída do aeroporto para a estrada é meio complicada.

Niagara

É um passeio de um dia. Não precisa dormir por lá. Niagara Falls é bem bonitinha, é claro que para quem conhece Foz do Iguaçu, não vai achar muita graça, mas mesmo assim a forma como a cidade está organizada em torno dela, já vale a pena conhecer.

A dica é fazer a viagem de Niagaral Falls para Niagara on the Lake pela rota cênica. Todo o caminho vale a pena ser visto e ainda tem umas lojinhas de frutas, queijos, temperos e doces que são imperdíveis imperdíveis.

Niagara on the Lake

Para almoçar fomos para Niagara on the Lake. Cidade charmosa que lembra Carmel, na Califórnia. Mil restaurantes, tudo florido e muito bem cuidado, sorveterias e lojinhas.

O que não falta são restaurantes com mesinhas na calçada. Escolhemos um em que o pátio onde ficava as mesas era uma delícia!

Em Niagara on the Lake tomei um sorvete delicioso na Gelateria da Carlota. Pense em um "magno”, esqueça o gosto e guarde o formato. É maravilhoso! Estava me deliciando tanto que um carro que passou na rua parou para me perguntar o que eu estava comendo?

Toronto

Toronto é uma gracinha de cidade. Tudo arrumado e limpinho. Ficamos no centro da cidade, em frente a Union Station, em um hotel super gostoso, o Fairmont.
A dica em relação ao hotel foi a reserva pelo site hotwire. Um hotel 5 estrelas saiu por 120 dólares a diária com as taxas.

Union Station

Não tínhamos muito tempo para passear porque o congresso ocupava o dia todo, mas aproveitamos para tomar café, almoçar e jantar em lugares simpáticos.

Os melhores foram o restaurante Soco, bem próximo ao Roger Centre, onde comemos uma pizza deliciosa de cogumelos; o vegetariano Vegetarian Heaven, onde a ostra é cogumelo e o camarão é algo delicioso que ainda não sabemos o que era. O local é simples, simpático e a comida deliciosa.

Sugestão de lugares diferentes para se conhecer, mas que a comida não é lá essas coisas.

A Casa Loma é uma antiga residência de uma família rica, que mais parece um castelinho, e que hoje é um museu com os móveis da época (século XIX) e um espaço para eventos e lanche.

Fomos assistir um show de jazz e teoricamente íamos jantar, mas o que havia para comprar eram lanches. Comemos uma batata frita com molho de lagosta e uns camarões grelhados. Os canadenses adoram o “poutini”, batata com alguma coisa em cima.
O espaço é super agradável, a música ótima e tinha pessoas super chiques, vestidas como se estivessem indo a um casamento, e outras de bermuda e chinelo, aliás como todos os lugares que fomos.
Vale a pena conhecer! A casa é linda, tudo muito bem cuidado e a música ótima.

Outro lugar interessante é o mercado central, o ST Lawrence Market. Bom, para quem gosta de visitar os mercados das cidades. Independente disso, o passeio é interessante e há vários lugares para comprar e comer comida por lá.

Para o café da manhã a dica é o Marché, restaurante que fica no Centro Empresarial Brooksfield na esquina da Front street com a Bay street.

Não deixem de ir a um jogo de beisebol! Mesmo para quem não entende a regra, a experiência é interessante. A dica é assistir apenas algumas “entradas”, porque o jogo todo pode demorar até 4 horas.

A cidade é bem segura, apesar de praticamente não existir guardas na rua. O metro que experimentamos para a Casa Loma, bem estruturado, mas as estações estão precisando de uma boa reforma. A cidade estava toda florida!

Após Toronto a nosso rota foi Ottawa, Quebec City, Montreal, Thousand Island e Toronto para voltar para casa.

Ottawa

Viajamos de carro cinco horas para Ottawa, a atual capital do país. Estrada tranquila, segura, e com o GPS não tivemos nenhum problema.

Ottawa não tem muito para se ver. Ficamos no centro e caminhamos até o uptown onde fica o Parllament Hill, as eclusas do Rideau Canal e outros prédios históricos.

Passeamos na região do Byward Market e jantamos na Trattoria Vitoria. Nessa região tem muitos jovens e turistas. Vimos um pouco de tudo, grupo de drogados, briga, gente cantando na rua e famílias passeando.

O jantar estava uma delícia! Escolhemos uma massa com frutos do mar. Estava cheia de camarões e vieiras e muito bem feita.

Na volta, fomos assistir o show de luzes do Parliament Hill. Foi muito bacana e parecia que toda a cidade estava por lá.

Tudo simpático, mas nada imperdível! Um bom lugar no meio do caminho para parar.

No dia seguinte seguimos de carro para Quebec e andamos mais 5 horas até Quebec. Almoçamos em uma cidadezinha no meio do caminho no restaurante Le Sacristain em Trois-Rivieres. Simpático, indicado pelo trip advisor, mas não tinha o prato que o Tomas queria e o meu veio trocado! Não dá para acertar sempre!

Quebec city

Quebec city é uma gracinha! A dica é ficar perto da cidade velha (Vieux-Quebec) e fazer todos os passeios a pé.
Nessa parte do Canadá a língua mais falada é o francês e saber falar ao menos algumas palavras ajuda bastante. Todas as pessoas que conhecemos falavam inglês também, mas preservar a língua é muito importante para os "QUEBECOIS". O movimento francophone é muito forte em Quebec city.

Os hotéis na cidade velha são muito caros. Ficamos em umB&B bem próximo a entrada que recomendo. A Nathalie é super gentil e o quarto ótimo!

B&B La Decouverte
1116 St-Vallier Street East, Old Quebec city - Old Port
418-264-3688

O hotel Fairmont Le Chateau Frontenac é um dos pontos turísticos da cidade. O prédio é deslumbrante!

Na cidade velha de Quebec os prédios são lindos!

No entorno do Fairmont muitas apresentações de rua e a descida do funicular para o Quartier Petit Champlain com suas ruas estreitas, cheia de lojinhas e restaurantes, fechada para carros. Como era verão, as ruas estavam todas floridas.

A região do porto é também muito simpática e tem um teatro gratuito no verão.

Passeamos no mercado, na feira de artesanato e em outras áreas de Quebec. O mercado mais parece um boutique! Inclusive nos preços!

Essa barquinha foi a melhor tortinha que já comi na vida!

Essa loja do mercado tinha mais de 200 temperos!

Outro passeio gostoso é o Terrasse Dufferin que fica dentro dos muros da cidade de Quebec e acompanha as margens do St Lawrence river. O caminho foi construído em 1879 e segue por muitas escadas até o parque Plains of Abraham.

No entorno de Quebec está a Montmorency Falls Park (Parc de la Chute-Montmorency), que vale uma visita. Esse foi o único momento em que pegamos o carro.

Montreal

Em Montreal ficamos hospedados na casa dos nossos primos que moram lá há 18 anos e estavam fazendo 20 anos de casados!

Passeamos pelas cidadezinhas próximas a Beaconsfield onde eles moram, no centro de Montreal e nas ilhas próximas.

Centro da cidade

Mercado municipal - Jean-Talon Market

Parque com uma linda vista da cidade

Almoçamos em um restaurante giratório que servia comida portuguesa.

Visitamos o campos da McGill University

Andamos pelo subterrâneo do centro da cidade e saímos na catedral.

Passeamos no Circuit Gilles Villeneuve e tiramos fotos no grid de largada! A pista é utilizada como um parque nos períodos em que não há corrida.

E muitos outros passeios.

Thousand Island - Gananoque

Para fazer o passeio de barco pelas ilhas o melhor ponto de entrada é Gananoque. Ficamos em um B&B super simpático a alguns metros do pier de saída dos barcos de passeio.

O dono era super simpático e deu mil dicas de passeios. O quarto era uma graça, muito limpo e o café da manhã uma delícia. Recomendo!

Stonewater Manor B&B
490 Stone Street south
Gananoque, Ontario
613-382-2542

A cidade é mínima, mas bem simpática!

O passeio de barco mostra as casas maravilhosas que foram construídas nas diferentes ilhas.

Passeio pela cidade.

Jantamos em um restaurante Tcheco. A comida estava uma delícia!

Caminho de volta para o hotel. Noite de lua cheia!

Voltamos de carro para Toronto passando a manhã em Kingston.