quarta-feira, 12 de setembro de 2012

7o dia - Belfast

Hoje passamos o dia em Belfast. O primeiro passeio foi ao museu do Titanic que foi inaugurado esse ano. Fomos de trem e foi bem tranquilo.

Pouca gente deve ter essa foto. Há alguns anos nem passava pela minha cabeça vir a Belfast.

O museu é super bacana e merece uma visita. A dica é comprar o ticket para o 1o horário, porque depois fica muito cheio.

O museu é bem interativo com várias projeções da época da construção do navio.

O navio tinha 30 tipos diferentes de rebites e os trabalhadores tinham que conhecer cada um.

O Titanic foi o número 401. Esse era o caderno do super controle dos navios fabricados.

Essa é a reprodução de uma cabine de 1a classe.

Cabine de 2a classe que foi comprada pelos profissionais como engenheiros e médicos.

O bote salva vidas.

Depois pegamos um taxi e fomos para o centro da cidade para almoçar.

Eles adoram esses sofás nos restaurantes!

Depois do almoço fizemos um passeio pela cidade com aqueles ônibus de turismo. Conhecemos um rapaz que trabalhava no museu, que estava estudando português e que já tinha trabalhado no Complex do Alemão no Rio, que nos deu a dica. A ideia é que pudessemos conhecer a parte da cidade dos católicos e dos protestantes e o muro que os separa. Nem sabia que tinha um muro nessa cidade, e em algumas áreas ele é super alto.

Fiquei impressioanda como, 14 anos depois do acordo de paz, eles ainda vivem tão segregados. Os bairros são separados, as igrejas, as escolas...

O Acordo de Belfast (também conhecido por Acordo da Sexta-feira Santa) foi assinado em Belfast em 10 de abril de 1998 pelos governos britânio e irlandês e apoiado pela maioria dos partidos políticos norte-irlandeses. O acordo tinha por finalidade acabar com os conflitos entre nacionalistas e unionistas sobre a questão da união da Irlanda do Norte com a República da Irlanda, ou sua continuação como parte do Reino Unido.

O acordo foi aprovado pela maioria dos votantes tanto na Irlanda do Norte como na República da Irlanda, chamados a pronunciar-se em referendos separados, em Maio de 1998.

Foram 30 anos de guerra! Vejam mais informaçōes sobre Belfast no blog.

A região em que ficamos era uma região onde ocorre maior mistura entre os grupos e fica próxima ao Botanic Gardens e a Queen's University.

No passeio vimos também o Parliament Buildings, bem inglês!

O Albert Clock

Muitas casas de Belfast tem o acabamento de tijolinho.