terça-feira, 20 de janeiro de 2015

5o dia Florença e arredores - Veneza

Passeio à Veneza!

Dia de acordar cedo, colocar bons casacos e "marchar" até a estação de trem! Todos os nossos passeios até agora foram feitos a pé!

Já tínhamos comprados os tickets pela internet no Brasil, mas não sabíamos se precisaríamos trocar a reserva por bilhetes na estação. Descobrimos que não era necessário.

Fomos de 1a classe e custou 88 Euros por pessoa, ida e volta. Levamos baralho para distrair e nem percebemos as 2 horas de viagem de Florença à Veneza. Serviram biscoitos, sucos, refrigerantes, chá e café e ficamos super confortáveis no trem.

Andamos da estação de trem até a Praça de São Marcos parando em mil lojinhas, olhando os restaurantes, casas de chocolate, padaria e tirando milhões de fotos!

Veneza não estava cheia, como de costume. Essa é uma das vantagens de viajar no inverno. A temperatura estava amena e o céu todo azul!

No meio do nosso caminho estava uma feira maravilhosa! Flor de abobrinha, pimentas, verduras diferentes, kiwi seco e outras tantas coisas. O preço era bem parecido com os de Florença, e muitas coisas eram mais baratas.

As vitrinas eram muito interessantes! Máscaras de carnaval, enfeites de Murano e muito mais!

As ruas estreitas e os prédios super charmosos! Não resisti e fotografei vários!

As pontes e as gôndolas dispensam comentários....

Estava gostoso de caminhar, porque a cidade estava vazia. Tirei várias fotos em que a cidade parecia vazia!

Almoçamos no restaurante Mamo, muito bem conceituado no TripAdviser, só um pouco difícil de achar. Comi a melhor massa desde que chegamos. Era  um raviole com mascarpone com molho de açafrão e ervas! Só de pensar me dá água na boca!

O garotinho comeu um espaguete preparado com tinta de sépia, o Tomas um espaguete aos frutos do mar e a Maria do Carmo, figado, a especialidade da casa. Esse restaurante vale a pena!

Continuamos passeando, fomos abordados por vendedores de bolsas, que estavam sem turistas para perseguir, e chegamos na Piazza San Marco. Visitamos a basílica, que é muito alta e escura, porque tem poucos vitrais, e fotografamos a praça praticamente vazia!

Nos distraímos com o horário, e quando nos demos conta já estávamos super atrasados para pegar o vaporetto e o trem. Começou a correria.

Atravessamos a praça a passos largos e vimos que o vaporetto tinha acabado de sair. Na informação turística nos deram a notícia de que o trajeto demorava 40 minutos, o que nos faria perder o trem. A opção foi uma lancha taxi.
A "males que vem para bem", como diz o ditado. A lancha era novinha e fizemos um passeio super agradável, tiramos várias fotos e nos divertimos muito.

O mais engraçado, para não dizer trágico, estava por vir. A lancha atracou em um pier secundário e o marinheiro orientou que pisássemos em um degrau específico, por causa do limo nos degraus abaixo. O Tomás saiu primeiro e me ajudou. Estava andando em direção da estação, quando percebi a maior correria. A Maria do Carmo não entendeu a instrução, pisou no lodo e caiu de joelho no chão. Ficou pendurada no degrau, de bumbum para cima, quase caindo entre o ancoradouro e a lancha. Foi a maior confusão, por fim o marinheiro conseguiu empurrá-la para cima. Ela saiu com as botas cheias de lodo! Depois do susto, rimos por mais de meia hora! Como não foi trágico, ficou cômico!

Nessa foto dá para ver cinco pessoas tentando ajudá-la!

Chegamos a tempo na estação! No trem mais um joguinho e muita conversa!

O dia em Veneza foi maravilhoso!