sexta-feira, 14 de setembro de 2012

08 Edimburgo

 

Edimburgo (em inglês: Edinburgh; em gaélico escocês: Dùn Èideann) é uma cidade, capital e subdivisão da Escócia, no Reino Unido, com poderes próprios, situada na margem sul do estuário do rio Forth (Firth of Forth).

É a capital escocesa desde 1492, sendo sede do parlamento escocês, restabelecido em 1999. No censo de 2001, Edimburgo contava com 448.624 habitantes.

 

A cidade é dominada pelo Castelo de Edimburgo construído sobre uma rocha de origem vulcânica. Após a unificação do parlamento da Escócia com o da Inglaterra, Edimburgo perdeu sua importância política mas permaneceu um importante centro económico e cultural. A cidade é mundialmente conhecida pelo Festival de Edimburgo que acontece durante três semanas no mês de agosto.

 

A cidade ainda possui uma das mais prestigiadas universidades da Europa e do mundo, a Universidade de Edimburgo, pioneira na informática e gerenciamentos.

O histórico centro de Edimburgo é dividido em duas grandes áreas verdes pelos Princes Street Gardens. Ao sul se encontra a cidade velha ("Old Town") e o Castelo de Edimburgo sentado em extinto vulcão, o Castle Rock. Ao norte do jardim, se encontra a nova cidade ("New Town") e a Princes Street (Rua dos Princípes). Ao oeste do castelo, se encontra o bairro financeiro da cidade. Os jardins foram feitos em 1816 onde se encotrava o pantano Nor' Loch.

Royal Mile em Old Town

A cidade velha de Edimburgo preserva sua fisionomia medieval. Encontra-se nesta parte da cidade, o Castelo de Edimburgo, a Catedral St. Gilles, o Museu Real da Escócia, o Palácio de Holyrood e Universidade de Edimburgo e a Royal Mile (ou Milha Real), nome que se dá a uma sucessão de ruas que forma a artéria principal da cidade velha.

Old Town tem preservado sua estrutura medieval e muito de seus edifícios da Reforma Protestante. Um extremo esta fechado pelo castelo e pela artéria principal de pequenas ruas chamadas closes ou wynds. Encontram-se grandes praças que marcam lugares de importância como a Catedral Saint-Giles. Outros notáveis lugares de interesses são, o Museu Real da Escócia, Surgeons' Hall, a Universidade de Edimburgo, e numerosas ruas subterrâneas, que são relíquias de antigas classes de construção. O plano urbano, típico de muitas cidades da Europa do Norte, é especialmente pitoresco em Edimburgo, onde o Castelo de Edimburgo se sobressai desde a colina rochosa e restos de um vulcão, e donde a rua principal desliza até em baixo lado a lado com a colina.